A ordem no sistema familiar

#tbt de uma viagem pra falar de um assunto importante: a ordem no sistema familiar. (Mas fique na primeira foto por enquanto, hein?!)

Uma coisa fundamental para o bem-estar da família é a ordem: primeiro vem o casal, depois os filhos. E pode ter certeza: eles sempre vão tentar se intrometer entre os pais. (Pronto… Agora pode ir para a segunda foto que você vai entender.)

Falar que o casal vem antes dos filhos parece quase heresia para muitos pais e mães. O amor que se revela com o nascimento de uma criança é algo tão grandioso que se torna incomparável.

Aquele pequeno ser toma um espaço tão grande na vida dos pais, absorve tanta energia, que pouco sobra para o relacionamento do casal.

A questão aqui não é questionar o amor, mas chamar a atenção para a ordem das coisas. Tudo o que existiu primeiro em um sistema tem precedência sobre o que veio depois.

Com isso, o relacionamento mais importante na família é entre pai e mãe. Nele está a base daquele sistema. É dele que a família surgiu. Portanto, maternidade e paternidade são o prosseguimento do casal, a sua continuação.

O amor dos pais pelos filhos se nutre do relacionamento entre eles. Se esse relacionamento ocupa o primeiro lugar, é muito mais fácil ser pai e mãe.

E, sobretudo, filhos que sentem os pais como um casal que se ama, são muito mais felizes.

Deixe um comentário