O poder da linguagem – Parte 1

Você já parou pra pensar sobre o poder imenso da Comunicação? Ela é o que verdadeiramente nos distingue dos outros animais. Claro que muitos têm as suas formas de se comunicarem, mas a linguagem humana permite criar conceitos, nomear os objetos, os seres, até os sentimentos e construir um pensamento abstrato.

As palavras estão em torno de nós, dentro de nós, tão intrinsecamente ligadas a nós que não temos nem consciência delas… Não pensamos na força que elas têm, como nos afetam, no quanto o nosso jeito de falar tem impacto sobre o nosso mundo e o mundo ao nosso redor.

Isso porque as palavras que usamos influenciam as nossas atitudes, o nosso humor e, em alguma medida, até a nossa saúde. Além disso, a maneira como nos expressamos pode ser um fator determinante para o sucesso ou fracasso de muitas das nossas metas, dos nossos relacionamentos, da nossa carreira.

Eu falo isso porque de comunicação eu entendo bastante. Se por acaso você já me acompanha há um certo tempo, você sabe que eu tenho mais de 20 anos de experiência na televisão e o uso da linguagem sempre fez parte da minha vida. E, olha, cada vez mais eu percebo como os erros, os deslizes na comunicação afetam profundamente a vida das pessoas.

Pensando nisso, eu resolvi fazer alguns vídeos nos próximos dias trazendo dicas importantes sobre o impacto que algumas palavras têm na hora da gente se comunicar, o que elas realmente transmitem pra gente e pra quem está nos ouvindo. E pra começar eu vou falar sobre o uso da palavra “não”. Tenho certeza que você vai adorar. Não perca, compartilha com quem você acha que se interessa ou precisa aprender mais sobre esse tema… e até o próximo vídeo, então.

Deixe um comentário